24 março 2009

Dicionário Alentejano-Português O-P

Continuação, agora as letras M e N

Na continuação da aprendizagem desta lindíssima fala

Outurdia o Manél que é pantmnero, ontágora me disse que ele há gente que se pela por ler isto. Mas como conheço bem o magano, sei qué peganhoso... mas não faço caso do pirum.

Traduzindo
Outro dia Manuel, que é um grande mentiroso, me informou que sabe que existem pessoas que gostam de ler este Blog. Mas como eu o conheço bem e sei que o mesmo é provocante e aldrabão... Não faço lá muito caso do gajo.

O
Onturdia--------------------(exp.) Quando se refere algum acontecimento ocorrido dias atrás Exemplo: onturdia estive em Lisboa
Óvéra-----------------------Havia
Onte------------------------Ontem
Ontiagora-------------------À momentos atrás
óvintes---------------------Ouvintes
Ontágora--------------------Há pouco tempo atrás
O covér---------------------O que houver
Odepos----------------------Depois

P
Pantmnero-------------------Mentiroso,aldrabão - Gajo que tenta enganar o próximo constantemente. (A ordem dos adjectivos é importante)
Pa--------------------------Para
Pitróli---------------------Petróleo
Pássaro bisnau--------------Pénis
Panedro---------------------Pedra
Já tenho pa me remediar-----(exp.) Já tenho que chegue por agora
Pinico----------------------Bacio , penico
Pêto------------------------Peito
Penceleta-------------------Peq. pincel
Pertechinho-----------------Perto, próximo
Pelam-se por ler isto-------Gostam de ler isto (exp.)
Pinguela--------------------Pequena ponte sobre um barranco ou ribeira
Pêxe------------------------Peixe
Poio------------------------Bosta - Excremento
Pandelero-------------------Que tem aspecto feminino, maricas
Pinote----------------------Salto
Poças-----------------------exp.)usada quando alguma coisa não corre bem - irra
Peganhoso-------------------Que gosta de se meter com os outros, provocante
Pirum-----------------------Peru, perua
Prantei aqui----------------exp) coloquei aqui ....
Prantar---------------------Acto de colocar, meter, pôr, etc.



História de Alentejano

Num congresso de genética apresentam-se os mais conceituados cientistas. Discutem e apresentam as suas novas invenções.
Um Holandês: "Eu tenho a apresentar o cruzamento entre uma abóbora e uma ervilha sem ambos perderem nenhuma das suas capacidades"
Todos aplaudem
Um alentejano: "Eu tenho a apresentar o cruzamento entre um pirilampo e um chato sem ambos perderem as suas capacidades."
Alguém pergunta "Qual a finalidade disso?"
O Alentejano: "De noite, a coisa da minha Maria parece Las Vegasssss"

2 comentários:

Nanda Assis disse...

com este dicionario de hj eu vi que muitas palavras são iguais ao jeito do pessoal aqui de minas falar.
gostei.

bjosss...

Paula Barros disse...

rsrsr Las Vegasssss é ótimo.

ô seu menino, será que eu vou entender vocês falando?

Vixe Maria. rsrs

beijo

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin